Desde que me entendo por gente, sempre fui muito curiosa.
Como minha mãe era professora, e dava aulas em dois períodos, a incumbência de
cuidar de mim ficou por conta de minha avó materna. Lembro-me dela contando as
mais diversas histórias infantis, e de tal forma, que eu ficava vidrada nelas,
fazendo-lhe perguntas e querendo mais e mais.
Acredito que essa tenha sido a minha primeira motivação para
o mundo mágico da leitura. Adorava folhear os livros de contos infantis e
visualizar as imagens que ali apareciam. Eram livros de capas duras, com folhas
espessas, bem diferentes dos de hoje em dia.
Ainda hoje tenho em minha estante de livros a coleção
completa dos contos dos Irmãos Grimm, as obras completas de Monteiro Lobato, as
obras primorosas de Érico Veríssimo, bem como a coleção da Sra. Leandro Dupré,
legados daquela época.
É mais do que um mundo encantado, a magia da literatura nos
transporta a qualquer lugar que desejemos ir, e com ela todos os nossos dias se
tornam mágicos e perfeitos, e tudo depende simplesmente dos livros que
decidimos ler, por isso o mundo mágico da leitura deve ser
descoberto pelos nossos alunos para que eles possam viajar pelo mundo das
letras e descobrir novos horizontes.
http://nospassosdaleitura.blogspot.com.br/2013/06/o-mundo-magico-da-leitura.html
ResponderExcluirNO AEROPORTO – Carlos Drummond de Andrade
ResponderExcluir1. Filme: O Terminal (explorar espaços);
2. Leitura compartilhada do texto e contextualização filme/texto;
3. Descrever como imaginam o Aeroporto (Galeão) “Tom Jobim”;
4. Pesquisar história, imagens, localização, características e mostrar slides para apresentar para os colegas;
5. Dividir a classe em cinco grupos, de maneira que cada grupo trabalhe com um gênero diferente, mas trabalhando o mesmo tema. Ex:
Grupo 1 – Música: Encontros e despedidas (Maria Rita)
Grupo 2 – Charges (crítica)
Grupo 3 – Tirinhas
Grupo 4 – Poema
Grupo 5 – Artigo de opinião (levantar o problema dos aeroportos brasileiros e a proximidade da Copa do Mundo 2014)
6. Exploração do produto final (cada grupo apresentará sua conclusão final sobre o trabalho desenvolvido: cartazes, slides, teatro…)
G3: Flávia, Débora, Patrícia, Andresa, Cristiane, Vânia.