TEXTO “AVESTRUZ”
Mário Prata
Público alvo: 9º ano
Objetivo: Desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
Providenciar cópias do texto para os alunos.
Antes da leitura:
Trabalhar com o título:
1- Você já viu um avestruz? (espécie, onde vive, alimento preferido, ninho, ovo)
Durante a leitura:
- Em duplas (heterogêneas), fazer a leitura do texto.
- Utilizar conhecimento de mundo para compreensão do texto→ explorar o vocabulário (uso do dicionário).
- Leitura compartilhada.
Depois da leitura:
- Questões de entendimento do texto:
a) Quem narra a história?
b) Que tipo de texto é esse? Narração, descrição ou um texto de opinião?
c) A que gênero pertence o texto Avestruz?
d) Quais as características da crônica?
e) Onde reside o menino?
f) Qual o motivo da indignação da mãe quanto ao presente ofertado?
g) Qual era a verdadeira intenção do garoto ao fazer esses pedidos?
Produção escrita
- Pesquisar sobre o avestruz e reescrever o trecho, mudando a descrição utilizada pelo autor Mário Prata pela descrição informativa. Observar qual das descrições deixou o texto mais interessante.
- Imagine que o animal de desejo do menino seja um pinguim, um leão, um macaco (livre escolha). Pesquisar sobre o animal escolhido.
-Seguindo o exemplo do autor, elabore um parágrafo argumentativo, convencendo o menino a mudar de opinião.
Debate com base no texto “O avestruz”
Para refletir:
A inadequação do pedido do menino serve para nos alertar sobre muitos desejos supérfluos que temos.
- O que nos faz falta?
-Do que realmente precisamos?
-O que promove a vida e a dignidade humanas?
-O que é necessário pra ser feliz?
Pedir aos alunos que pesquisem sobre “O jovem e o consumismo”, que tragam um texto ou partes interessantes de textos com esse tema para a próxima aula.
Como atividade complementar, o professor pode exibir em aula o filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”
Atividade em grupo
. Sugerir aos alunos que, em grupos, elaborem argumentos para a questão a seguir:
“O jovem sabe pedir?”
Os grupos apresentarão suas conclusões para socialização.
Atividade final
Produção de texto em duplas
Pedir aos alunos que produzam uma carta para o jornal da escola sobre o tema “O jovem e o consumismo”. A carta deverá ter como título: “Eu sou o que eu tenho?”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário