segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem 2 "Avestruz" de Mário Prata

quinta-feira, 16 de maio de 2013
Situação de aprendizagem contemplando a diversidadade - texto Avestruz


Grupo 1 – Turma 4 (quarta-feira):
Angélica Cassola
Cristiane da Silva Alves
Denize Barban Salina Mario
Luciana Urbano
Miriam Pereira Ramos
Sônia Amorim D. Machi

Texto: Avestruz 
Público-alvo: 6º ano
Antes da leitura
-  O que o título lhe sugere?
- Pelo título dá para imaginar o assunto do texto?
- Que tipo de texto você acha que vai ler?
- Você já ouviu falar, conhece um avestruz? Como ele é?
(utilizar conhecimento de mundo para compreensão do texto)

Durante a leitura
- Formar duplas reunindo um aluno com mais dificuldades e outro com menos dificuldades, de modo que um leia para o outro, que acompanha a leitura.
- Leitura. 

Depois da leitura
- Gostou do texto?
- Você teve dificuldade de entender o significado de alguma palavra do texto? Quais? (identificar sinônimos de palavras - ainda duplas alunos com mais e com menos dificuldades, para que procurem juntos as palavras).
- O que caracteriza esse texto como uma narrativa?
- Há personagens? Quais?
- O narrador participa da história? Comprove com passagens do texto.
- Quanto tempo parece durar a história? Horas, dias, meses?
- Em que espaço a história acontece?
- Como é o uso da linguagem nesse texto? O narrador provoca reflexão e/ou crítica: adotou um tom sério, compenetrado; usou humor, fez rir, foi irônico ou valeu-se de lirismo?
- Existe elemento surpresa? Que aspecto do cotidiano é narrado?
  Em seguida, em papel kraft(ou lousa) faça um quadro com as características do gênero crônica explicando cada uma delas.

- Após, exiba:

http://youtu.be/s6z4dInYTu8
http://youtu.be/s6z4dInYTu8
Tesoros Disney - Donald - El avestruz de Donald (1937)http://youtu.be/s6z4dInYTu8

- Pedir uma primeira produção – O texto terá como base um dia importante de sua vida.
- Após correção, organizar e sistematizar as características ampliando o repertório do aluno (apresentar outros modelos)
- Produção final individual – Propor que leiam, olhem novamente para a primeira produção, agora com um olhar crítico. Reflitam sobre o que pretendem modificar. O professor sentará ao lado daqueles que precisam de atenção especial e fará perguntas, lerá o texto em voz alta para que ele perceba o que não ficou claro, onde estão os problemas.
- Revisão e reescrita
Roteiro para a revisão da crônica :
1. Ela cumpre o objetivo a que se propõe: emocionar, divertir, provocar reflexão, enredar o leitor?
2. E o episódio escolhido, como é tratado pelo autor? Há um modo peculiar de dizer?
3. Organiza a narrativa em primeira ou terceira pessoa?
4. As marcas de tempo e lugar que revelam fatos cotidianos estão presentes?
5. Que tom o autor usa ao escrever: irônico, humorístico, lírico, crítico?
6. Utiliza uma linguagem simples, espontânea, quase uma conversa informal com o leitor?
7. O enredo da crônica está bem desenvolvido, coerente? Há uma unidade de ação?8. No desenrolar do texto, as características da narrativa (personagem, cenário, tempo, elemento surpresa ou conflito e desfecho) estão presentes?9. Faz uso de verbos de dizer?
10. Os diálogos das personagens são pontuados corretamente?
11. Há alguma palavra que não está escrita corretamente, frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos? E a pontuação está correta?
12. O título mobiliza o leitor para a leitura? (Fonte: Sequência didática “A ocasião faz o escritor”, utilizada para o gênero Crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro).
- Depois da revisão expor no mural da sala. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário