quarta-feira, 19 de junho de 2013

TEXTO “AVESTRUZ”

TEXTO “AVESTRUZ”
Mário Prata


Público alvo: 9º ano


Objetivo: Desenvolver e ampliar capacidades de leitura.

Providenciar cópias do texto para os alunos.


Antes da leitura:

Trabalhar com o título:
1- Você já viu um avestruz? (espécie, onde vive, alimento preferido, ninho, ovo)

Durante a leitura:

- Em duplas (heterogêneas), fazer a leitura do texto.
- Utilizar conhecimento de mundo para compreensão do texto→ explorar o vocabulário (uso do dicionário).
- Leitura compartilhada.

Depois da leitura:

- Questões de entendimento do texto:

a)  Quem narra a história?
b)  Que tipo de texto é esse? Narração, descrição ou um texto de opinião?
c)  A que gênero pertence o texto Avestruz?
d)  Quais as características da crônica?
e)  Onde reside o menino?
f)  Qual o motivo da indignação da mãe quanto ao presente ofertado?
g)  Qual era a verdadeira intenção do garoto ao fazer esses pedidos?


Produção escrita

- Pesquisar sobre o avestruz e reescrever o trecho, mudando a descrição utilizada pelo autor Mário Prata pela descrição informativa. Observar qual das descrições deixou o texto mais interessante.

- Imagine que o animal de desejo do menino seja um pinguim, um leão, um macaco (livre escolha). Pesquisar sobre o animal escolhido.
-Seguindo o exemplo do autor, elabore um parágrafo argumentativo, convencendo o menino a mudar de opinião.


Debate com base no texto “O avestruz”

Para refletir:

A inadequação do pedido do menino serve para nos alertar sobre muitos desejos supérfluos que temos.

- O que nos faz falta?
 -Do que realmente precisamos?
 -O que promove a vida e a dignidade humanas?
 -O que é necessário pra ser feliz?

  Pedir aos alunos que pesquisem sobre “O jovem e o consumismo”, que tragam um texto ou partes interessantes de textos com esse tema para a próxima aula.

Como atividade complementar, o professor pode exibir em aula o filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”

 






Atividade em grupo

. Sugerir aos alunos que, em grupos, elaborem argumentos para a questão a seguir:

“O jovem sabe pedir?”
Os grupos apresentarão suas conclusões para socialização.

Atividade final
Produção de texto em duplas

Pedir aos alunos que produzam uma carta para o jornal da escola sobre o tema “O jovem e o consumismo”. A carta deverá ter como título: “Eu sou o que eu tenho?”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário